Durante muito tempo, mitos existiram sobre a hipnose e muitas vezes eles, infelizmente, ainda são sustentados por pessoas que ridicularizam a prática clínica e por entretenimento. Acompanhe o texto e entenda algumas bobagens que ainda são faladas sobre a hipnose.
A hipnose, durante muitos anos foi executada sem um grande entendimento científico. Por isso, associações místicas e exotéricas foram e ainda são feitas, mas o meu papel é lembrar que isso está no passado. Atualmente, as evidências científicas existem e o reconhecimento dos benefícios também.
Mito 1: "Se eu for e não voltar?"
Nesse momento, dê uma olhada ao seu redor, onde você está? Isso mesmo, durante uma sessão de hipnose, assim como agora, você não vai a lugar nenhum!
Não existe essa coisa de "perder a consciência"
Existe um acesso a informações contidas no seu inconsciente, mas durante todo o processo você sempre estará consciente, inclusive respondendo indagações do ou da hipnotista!
Mito 2: "Você vai entrar na minha mente?"
Não existe mente forte ou fraca! Todos podem ter uma experiência com a hipnose, basta que entenda as orientações e esteja com o engajamento adequado, não é um processo passivo. Existe a necessidade de parceria entre hipnotista e sujeito, como uma dança, ambos precisam estar alinhados para que funcione! Portanto, é um processo de cooperação e permissão voluntária! Se você quer "desafiar" o hipnotista, já venceu, não funcionará se você não quiser.
Mito 3: "É coisa do demônio!"
Talvez essa seja a alegação mais sem sentido! Não há qualquer proximidade do funcionamento da hipnose com crenças religiosas. A hipnose funciona cientificamente falando! Ela pode utilizar elementos religiosos para ajudar o processo, caso faça sentido para aquela pessoa envolvida no processo. Mas não há explicação religiosa para sua eficácia!
Mito 4: "Eu posso ficar presa(o)?"
Não há um caso sequer com registro de alguém que ficou preso em transe!
É importante lembrar que nós entramos em estado de hipnose o tempo todo! Quando estamos assistindo filmes, dirigindo... Em um processo terapêutico, a pessoa será conduzida a sair das percepções que está tendo e abrir os olhos normalmente!
Esse post foi esclarecedor? Envie para todos e agenda já sua sessão!
Comments